Um lugar onde o mar faz música

BLOG

Viagem
16 de Dezembro de 2015
Construído em 2005, o Órgão do Mar faz música através de uma tubulação subterrânea no litoral de Zadar, na Croácia.
Um lugar onde o mar faz música
Um lugar onde o mar faz música

A pequena cidade de Zadar, na Croácia, esconde uma atração turística praticamente desconhecida para nós aqui no ocidente: o Órgão do Mar.

Você já leu aqui sobre as estradas musicais que existem em alguns lugares do mundo e produzem melodias quando os carros passam pelo asfalto, mas hoje você vai conhecer uma praia onde são as ondas que formam uma orquestra...

Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade litorânea de Zadar foi destruída por bombardeios e teve monumentos e a própria orla marítima transformada em destroços.  Terminada a guerra, começou-se um trabalho de reconstrução da cidade, no qual foram empregados blocos de concreto em diversos monumentos e locais turísticos, num trabalho que revitalizou e completamente o local.

Porém, foi em 2005, assinado pelo arquiteto Nikola Bašić que a cidade ganhou sua “atração musical”: o Órgão do Mar. Inspirado no conceito grego do hydraulis (um instrumento musical cujos sons eram extraídos do ar soprado pela água do mar em tubos) o tal órgão atrai centenas de turistas todos os dias para assistirem ao pôr-do-sol, embalados pelas melodias trazidas pelas ondas do Mar Adriático.

No total, são 35 tubos de polietileno que alojados debaixo das placas de concreto, produzem notas musicais aleatórias, resultando num som harmonioso e com um toque de mistério... A obra é tão impressionante que em 2006, o Orgão do Mar foi premiado com o título “Ex-aequo” do Prêmio Europeu para Espaços Urbanos.

Se você está com planos ou viagem marcada para Europa, vale a pena consultar uma passagem até a Croácia e se deixar encantar por essa (e outras) maravilhas do leste europeu.

Para ver o Órgão do Mar soprando música das ondas pelo concreto, assista o vídeo abaixo:

Compartilhe: