Desligue o rádio: você pode estar em uma estrada musical!

BLOG

Viagem
26 de Outubro de 2015
Presentes em apenas 6 países do mundo, essas estradas tocam música quando você dirige por elas.
Desligue o rádio e ouvidos atentos: você pode estar em uma estrada musical!
Desligue o rádio e ouvidos atentos: você pode estar em uma estrada musical!

Viajar de carro é uma sensação libertadora, que só quem já viveu sabe como é. Vocês inclusive já puderam conferir aqui a história do cearense que viajou de Fortaleza até Porto Alegre em um Opala 1973, mas o que você vai ver a seguir é no mínimo uma atração turística em pleno asfalto: são as “estradas musicais”.

Imagine uma estrada em que o atrito dos pneus do carro com o chão gera um ruído, que na verdade... é música! Para que esse efeito aconteça, essas estradas têm trechos pavimentados com sulcos no chão, que viram música quando um veículo passa a uma certa velocidade por elas. É praticamente o mesmo princípio da agulha do toca-discos em contato com o vinil, mas em uma escala maior.

A primeira dessas estradas musicais surgiu em 1995 na Dinamarca, quando dois artistas locais resolveram testar a novidade, chamada então de “Asfaltofone”. Anos mais tarde, no Japão, depois que Shizuo Shinoda riscou acidentalmente alguns sulcos no asfalto com um trator, em 2007 o Instituto Nacional de Pesquisas Industriais de Hokkaido refinou os desenhos do artista, e criou a primeira estrada musical japonesa. Além de Hokkaido, existem outras duas estradas desse tipo no Japão: uma em Gunma e outra em Wakayama.

Já na Coréia do Sul, as estradas musicais são utilizadas inclusive para salvar vidas, com a intenção de manter os motoristas acordados ao volante. Isso porque na Coréia do Sul, boa parte dos acidentes em estradas ocorrem devido aos motoristas dormirem ao volante. Outro aspecto importante das estradas musicais é manter os motoristas transitando dentro da velocidade permitida das vias, pois as músicas só saem do asfalto quando o motorista passa a uma certa velocidade, normalmente na casa dos 70km/h.

Além de Dinamarca, Coréia do Sul e Japão, você também vai encontrar estradas musicais se viajar para San Marino, México e Estados Unidos. E aí, que tal desfrutar belas paisagens com uma trilha sonora única, vindo direto do asfalto por onde você dirige? Se você gosta de estar na direção das suas viagens, então você precisa experimentar dirigir por uma estrada musical!

 

Veja no vídeo abaixo como é construída uma estrada musical:

Compartilhe: