Conheça os benefícios do boxe para boa forma e saúde

BLOG

Esportes
16 de Abril de 2018
Praticar uma atividade física é essencial tanto para manter a boa forma quanto para se manter saudável. Você conhece os benefícios do boxe? Então, confira esse texto e fique por dentro do assunto!

A prática de exercícios físicos é essencial para garantir, além da boa forma do corpo, também a sua boa saúde e funcionamento. Não é à toa que é recomendada por todos os médicos como uma forma de se prevenir contra doenças. Dessa forma, é essencial que todas as pessoas adotem uma forma de se exercitar, seja correndo, nadando ou fazendo boxe, por que não?

Praticar boxe garante uma série de benefícios ao corpo humano, o que vai desde melhorias no reflexo até o aumento da resistência muscular. Está pensando em começar a praticar boxe, mas ainda não está convencido de que essa é a melhor escolha para você? Então confira este texto que preparamos sobre alguns benefícios do boxe para boa forma e saúde.

1 – Aprenda a se defender

Quando passa a aprender os movimentos do boxe, além de estar garantindo uma melhora considerável em sua saúde e colocando sua forma em dia, você ainda garante a sua defesa pessoal. Isso porque aprendendo os movimentos você se torna apto a se defender de possíveis eventualidades. No entanto, é preciso frisar que esse é apenas um “bônus” que a prática oferece, pois a sua finalidade não é essa.

2 – Melhora na coordenação motora

Coordenar os movimentos logo nas primeiras aulas é um pouco difícil para os iniciantes, mas conforme vai ganhando prática, logo o aluno sente que está melhorando sua coordenação motora, principalmente das mãos.

Com isso, os seus reflexos também são aperfeiçoados, o que o ajuda a reagir de forma mais rápida aos estímulos.

3 – Alívio do estresse

Toda atividade física tem o poder de aliviar o estresse, isso porque ajuda a aumentar os níveis de endorfina no corpo, substância responsável por diminuir os níveis de estresse. E com o boxe não poderia ser diferente, a sua prática promove o aumento da endorfina, além de proporcionar que o seu praticante possa descontar frustrações, raivas e mau humor nos golpes durante os treinamentos.

4 – Aumento da força

Como a maior parte dos treinos de boxe são de alta intensidade através de saltos, chutes e socos, logo a sua força para fazer diversos movimentos vai sendo aprimorada. No começo você pode sentir que não possui a força necessária para realizar esse ou aquele movimento, mas não se sinta frustrado, isso tende a melhorar conforme o seu corpo vai ganhando resistência física.

5 – Melhora da postura

Esse é mais um dos benefícios proporcionados pela prática do boxe. Como é necessário manter uma postura ereta para poder efetuar os golpes de forma correta, com o passar do tempo você acabará se adequando a essa postura, o que é muito benéfico para a saúde da sua coluna.

6 – Autoestima lá em cima!

Com a prática do boxe, os benefícios não são apenas na saúde, mas também são visíveis no corpo. Como a prática é bastante intensa, o corpo começa a sofrer modificações, o que ajuda muito na melhora da autoestima dos praticantes de boxe quando se olham no espelho.

Esses são alguns dos benefícios do boxe para a boa forma e saúde. Quer saber mais dicas sobre bem-estar? Confira os nossos outros posts!

Compartilhe: