Baijiu: o drink chinês que está virando sensação no ocidente

BLOG

Gourmet
27 de Maio de 2015
Criada há mais de 5 mil anos, o Baijiu já é a bebida destilada mais comercializada no mundo.
Baijiu: o drink de até 60% de álcool que está chegando ao ocidente
Baijiu: o drink de até 60% de álcool que está chegando ao ocidente

Hoje em dia, quase tudo que consumimos tem um pezinho na China. Roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios para o lar, carros e mais uma infinidade de produtos são fabricados, replicados e despachados da terra da Grande Muralha para o resto do mundo.

O que ninguém imaginava é que até no mundo dos drinks os chineses estão marcando presença. Quem já viajou ao país, com certeza deve ter ouvido falar (ou até provado) o Baijiu, que hoje já é a bebida destilada mais vendida no mundo e que nós, aqui no ocidente, nem imaginamos.

O Baijiu(pronuncia-se “beyjou”) é feito a base da sorgo, arroz e outros cereais fermentados em poças de barro e pode ser envelhecido de 2 a até 100 anos. Como todo o processo de fermentação ocorre debaixo da terra, o cheiro e o gosto não são os mais agradáveis, mas bartenders do mundo todo estão criando drinks usando o Baijiu misturado com outros elementos.

Na China, a bebida é altamente comercializada, mas faz mais sucesso entre adultos, já que os mais jovens preferem cervejas e whisky. Lá, bebe-se o Baijiu em pequenas doses, pois seu teor alcoólico varia de 35% (próximo á maioria das vodcas) até 60% (mais além do Absinto, que tem 54%).

Já nos Estados Unidos, onde a comunidade chinesa é enorme, uma versão mais amigável da bebida já está no mercado com o nome de “Bye Joe”: um trocadilho com a pronúncia do nome da bebida e seu alto poder de fogo.

Apesar de haverem inúmeras marcas de Baijiu na China (inclusive muitas já falsificadas), os mais tradicionais vêm da região montanhosa de Maotai, no sul do país, e as garrafas podem custar de 100 até mais de 5 mil reais, dependendo dos ingredientes utilizados no processo, teor alcoólico e tempo de envelhecimento nos tonéis de cerâmica, que podem chegar a 100 anos. Um brinde ao oriente!

Compartilhe: